A Santa Igreja intercalou na fórmula da consagração do cálice estas palavras: "Mysterium fidei" (Mistério de fé). Quer assim nos ensinar que a Eucaristia é o mistério por excelência de nossa fé. Na verdade é um mistério que, mais do que os outros, se furta a toda a lei natural. Outrossim, contém em sua sacramentalidade os demais mistérios. Vejamos neste post estes dois pontos:
1- Em cada mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo se encontra alguma sombra para a nossa fé ser meritória. Esta fé, porém, é sempre ajudada por uma luz que brilha nos mistérios: em todos eles vemos manifestar-se a inefável união da Divindade com a Humanidade. Por exemplo, no presépio, vemos apenas um menino; sem a fé, não reconheceríamos n'Ele o Filho de Deus; mas ouvimos o voz dos Anjos do céu celebrar a vinda do Salvador; vemos também uma estrela maravilhosa conduzir a Seus pés os reis do Oriente. - No Batismo de Jesus, vemos apenas um homem que se submete a um rito de penitência; mas do Céu ouve-se a voz do Pai Eterno que proclama ser aquele homem o Seu Filho muito amado, em quem pôs as Suas complacências. - No Tabor, na Transfiguração, a fé tem um poderoso auxílio: a glória da Divindade que penetra a Humanidade de Jesus reflete-se nela. - Em contrapartida, no Calvário, a Divindade está velada, quando Jesus morre na cruz; o Centurião, no entanto, proclama que Ele é o Filho de Deus; a própria natureza, pelas perturbações que sofre naquele instante único, presta solene homenagem ao seu Criador. - Na Ressurreição, Jesus resplandece de glória; mas, ao mesmo tempo, prova aos Apóstolos que é sempre o mesmo, homem perfeito e Deus perfeito; deixa que Lhe toquem, come com eles, mostra-lhes as cicatrizes das chagas para lhes provar que não é um espírito, mas o mesmo Jesus com quem viveram três anos.
No mistério da Eucaristia, porém, a Divindade e a Humanidade, em vez de se revelarem, desaparecem ambas dos nossos sentidos. Na Eucaristia só a fé pura tem lugar, baseada unicamente na palavra de Jesus - "Este é o meu corpo, este é o meu sangue".
Assim, sob forma real embora sacramental, a Eucaristia enfeixa a economia inteira de nossa salvação.
Terminemos este artigo com as palavras de Leão XIII: "Nada mais apto a reconduzir aos espíritos o vigor e o fervor da fé, que o mistério eucarístico, propriamente chamado o mistério da fé; por uma especial abundância e variedade de milagres, ele sozinho contém tudo o que está acima da natureza".
Nenhum comentário:
Postar um comentário