Vimos o grande bem que é a compunção. Como adquiri-la?
1º - A ORAÇÃO: Devemos pedir este dom a Deus, Nosso Senhor. Este dom das lágrima é precioso, é uma graça tão grande, que só a alcançaremos pedindo-a ao "Pai das luzes, de quem procede todo dom perfeito".
No Missal vem uma oração "Pro petitione lacrymarum". Ei-la em português: DEUS TODO-PODEROSO E CHEIO DE BONDADE, QUE PARA MATAR A SEDE DE VOSSO POVO SEQUIOSO, FIZESTES BROTAR DO ROCHEDO UMA FONTE DE ÁGUA VIVA, FAZEI SAIR DA DUREZA DOS NOSSOS CORAÇÕES, LÁGRIMAS DE COMPUNÇÃO, PARA PODERMOS CHORAR OS NOSSOS PECADO S E MERECER , PELA VOSSA MISERICÓRDIA, OBTER A SUA REMISSÃO. POR CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM.
Os antigos monges rezavam muitas vezes esta oração. Caríssimos leitores, rezemo-la também muitas vezes, tanto mais que é uma oração da Liturgia da Santa Madre Igreja!
2º - A MEDITAÇÃO ASSÍDUA DA PAIXÃO DE NOSSO DIVINO SALVADOR: Esta meditação deve ser, na verdade, o pão de cada dia do pensamento cristão. São Boaventura chama as chagas de Jesus Cristo, chagas que ferem os corações mais duros e que abrasam as almas mais frias. Santo Agostinho dissera que vale mais uma lágrima derramada pela consideração da Paixão de Jesus Cristo, do que o jejum a pão e água durante uma semana inteira. São Francisco de Assis por este meio veio a ser um serafim. Um dia foi encontrado por um gentil-homem a derramar lágrimas e a gritar em altas vozes; perguntado por que soltava tais prantos, respondeu: - Choro as dores e as ignomínias do meu Senhor, e o que mais me faz chorar, é que os homens, por cujos pecados Ele sofreu tanto, vivem esquecidos d'Ele.
3º OUTROS MEIOS indicados pelo Padre Faber: Cultivarmos grande devoção pela conversão dos pecadores, sermos muito simples ao acusar-nos no confessionário e evitarmos a leviandade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário