2. Daqueles que não Querem Observar os Mandamentos de Deus.
Os que não querem provar "como é doce o Senhor" (Sl 33, 9) e "amam mais as trevas do que a luz" (Jo 3,19) porque não querem cumprir os mandamentos de Deus, esses são malditos. É deles que foi dito pelo profeta: "Malditos os que se afastam dos vossos mandamentos" (Sl 118,21). E quão ditosos e benditos são ao contrário os que amam o Senhor e procedem como o Senhor mesmo diz no Evangelho: "Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda tua alma, e amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22, 37.39).
3. Do Amor de Deus e de como Adorar a Deus
Amemos, pois, a Deus e adoremo-Lo com o coração purgado e o espírito puro, porque Ele mesmo exigiu isto acima de tudo, dizendo: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois todo aquele que o adorar deve adorá-lo em espírito e verdade" (Jo 4, 23-24). E queremos oferecer-lhe os nossos louvores e preces de dia e de noite, dizendo: "Pai nosso que estais nos céus", pois "é preciso orar em todo o tempo e não desfalecer" (Lc 18, 1).
4. Que Devemos Confessar os Nossos Pecados aos Sacerdotes
Todos devemos confessar os nossos pecados ao sacerdote e é dele que recebemos o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois quem não comer a sua carne e não beber o seu sangue não pode entrar no reino de Deus (cf. Jo 6, 54). É preciso, no entanto, que se coma e beba dignamente, porquanto, quem receber indignamente, "come e bebe a sua própria condenação porque não discerne o corpo do Senhor" (1 Cor 11, 29).
Façamos além disso "dignos frutos de penitência" (Lc 3, 8). E amemos o nosso próximo como a nós mesmos. E se alguém não quiser ou não puder amá-lo como a si mesmo, ao menos não lhe faça algum mal, mas o bem.
5. Como Aqueles que Receberam o Poder para isso Devem Julgar os Outros
Os que estão investidos do poder de julgar os outros exerçam o cargo de juiz com piedade assim como eles mesmos esperam obter do Senhor a misericórdia. "Porque sem misericórdia será julgado quem não fez misericórdia" (Tiago 2, 13).
Sejamos pois caridosos e humildes e façamos esmola porque esta lava a alma das manchas do pecado (Tob. 4, 11). Os homens enfim perdem tudo o que deixam neste mundo. Mas levam consigo o fruto da caridade e as esmolas que tiverem feito e o Senhor lhes dará por elas o prêmio e recompensa condigna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário