tag:blogger.com,1999:blog-2358186540110075509.post5460323140153556211..comments2023-06-03T01:53:10.187-07:00Comments on VIA-VERITAS-VITA: Que é a Tradição? Zelo zelatus sumhttp://www.blogger.com/profile/15247480403490044365noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-2358186540110075509.post-56439111227239487752015-10-21T01:56:06.845-07:002015-10-21T01:56:06.845-07:00Caríssimo Cristóvão, os que seguem a Tradição Mult...Caríssimo Cristóvão, os que seguem a Tradição Multissecular da Igreja seguem a Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo como o Magistério vivo, autêntico e perene sempre nos transmitiu de maneira infalível. Inclusive o dogma da Infalibilidade o verdadeiro católico o aceita e vive segundo ele, como a Igreja o definiu no Concílio Ecumênico do Vaticano I. Quando estudamos Teologia, depois das exposição de uma tese, da explicação dos termos e das provas pela Sagrada Escritura, pela Tradição, ambas a nós transmitidos pelo Magistério Vivo, Perene, Autêntico e Infalível da Igreja, no fim são apresentadas e respondidas as objeções. Por ex.: depois da Tese da Infalibilidade são apresentadas várias objeções e uma delas, talvez a principal, é justamente, a do Papa Honório I. Os teólogos explicam dizendo exatamente que o caso de Honório I não entra no campo da infalibilidade. Logo, fora deste campo, um papa pode cometer erros, como foi o caso de Honório. Contra fatos não há argumentos. Cristóvão, não podemos confundir infalibilidade com impecabilidade. O papa é infalível dentro daquelas 4 condições definidas pelo Concílio Vaticano I, mas não é impecável. Não podemos pretender saber mais que a Igreja. <br />Os modernistas é que querem uma Igreja diferente, com a evolução dos dogmas, com uma verdade subjetiva e relativa. O verdadeiro católico aceita a Infalibilidade como a Igreja a definiu, dentro dos limites bem definidos pelo Concílio Vaticano I. E ponto final.! <br />Padre Elcio Murucci.Zelo zelatus sumhttps://www.blogger.com/profile/15247480403490044365noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2358186540110075509.post-77430591828899881012015-10-19T06:58:01.519-07:002015-10-19T06:58:01.519-07:00O Colégio Episcopal, tendo o Papa por cabeça e che...O Colégio Episcopal, tendo o Papa por cabeça e chefe supremo, constitui a Tradição Viva da Igreja, uma das fontes da Palavra de Deus, <br />Nesse sentido o Papa, os Bispos e a Tradição multissecular se identificam, de tal modo e de tal forma que são, juntamente com as Escrituras, fontes autênticas da Palavra de Deus. O caso de Honório I, anatematizado por São Leão II, não procede, porque está, segundo observou o Dr. Osires, nas Atas da Igreja. Ora, as Atas da Igreja não são afirmaçõpes categóricas, mas registros das discuções, do que foi tratado nos Sinodos ou Concílios. São relatórios meramente informativos e não normativos. Somente a Infalibilidade Papal possui as garantias da infalibilidade e da indefectibilidade. Garantias essas que foram dadas por Cristo. Não existe contradição na Igreja, o que existe é nossa falta de compreenção. Somos incapazes de compreender toda a extenção da Palavra de Deus. O Pe. Paulo Ricardo na sua segunda aula sobre a "Introdução ao Método Teológico" ensina que Católico quer dizer "conforme ao todo", e que entre duas verdades aparentemente contraditórias, o católico não escolhe uma só, mas escolhe as duas, assim foi o que fizeram os Santos Apóstolos em relação à Santíssima Trindade. Os Tradicionalçistas defendem uma Tradição Abstrata, uma Igreja Ideal. Ora, o idealismo é um erro que nos separa da Igreja. O idealismo torna o nosso Credo incoerente, pois todos os dias rezamos na Missa: "Creio a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica..." Dizem que creem, mas não creem, pois por admitirem só uma igreja ideal acabam rejeitando a si mesmos reunidos ali na Missa. Quem professar crer, na Missa, deve partir dali, das pessoas ali reunidas, pois quando assitimos a Missa somos a Igreja ali reunida, parte da Igreja como um todo. Nesse sentido a Eucaristia é o sacramento da unidade, pois a sua finalidade, uma das suas finalidades, é a unidade dos cristãos, por isso o Sacerdote reza: "una com Papa nostro et antistete nostro...." A caridade é necessária para que a Eucaristia produza seus frutos. Jesus Cristo, na Eucaristia, nunca entra sozinho num coração, com Ele vem a Igreja, o mundo inteiro, o céu inteiro. Portanto, o Papa e os Bispos a ele unidos formam e se identificam com uma das fontes da Palavra de Deus.Cristóvãohttps://www.blogger.com/profile/17694492590677269898noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2358186540110075509.post-4691811764044180842015-10-17T02:40:03.909-07:002015-10-17T02:40:03.909-07:00Caríssima Larissa Silva, Bom Dia!
A doutrina de No...Caríssima Larissa Silva, Bom Dia!<br />A doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Palavra de Deus encontramo-la nas duas Fontes: A Sagrada Escritura e a Tradição. Mas é por meio do Magistério autêntico, vivo e perene da Igreja que a recebemos. Não é só o papa que está vivo que é infalível, são todos os papas dentro dos limites definidos pelo Concílio Vaticano I. Fora destes casos o C. Vat. I não definiu que seja infalível, Normalmente não erra, mas pode acontecer. O Papa Honório I foi anatematizado pelo Papa Leão II. E São Máximo, simples monge, e que resistiu ao Papa Honório I, foi canonizado pela Igreja. Existe o "sensus fidei", isto é, até os leigos são infalíveis (infalibilidade passiva) enquanto conservam com fidelidade a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, contida na Sagrada Escritura e Tradição e transmitida infalivelmente pelo Magistério vivo e perene. Na Teologia estas duas palavras VIVO E PERENE vêm sempre juntas. para que o Magistério Vivo não seja interpretado no sentido modernista. Zelo zelatus sumhttps://www.blogger.com/profile/15247480403490044365noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2358186540110075509.post-89476717601269287712015-10-15T05:27:42.451-07:002015-10-15T05:27:42.451-07:00"Dom Marcel Lefevre foi um bispo da Igreja, e..."Dom Marcel Lefevre foi um bispo da Igreja, e Sucessor dos Apóstolos, e agiu de acordo com a sua consciência na defesa da Tradição. No entanto ele pode ser ocasião de erro para muitos católicos, pois muitos depositam fé religiosa devida só ao Papa nele ao invés de acreditarem com ordem e hierarquia. Dom Lefevre e o Papa são iguais na ordem Episcopal, mas são completamente diferentes um do outro em relação ao carisma da infalibilidade. Só Pedro, isto é, o Papa, possui o carisma da Infalibilidade e da Indefectibilidade. Dom Lefevre e qualquer outro bispo, por mais santo que seja, não possui essas prerrogativas e que constituem as certezas da verdade. O erro está em depositar em Lefevre uma fé religiosa que é devida somente aos Papas. É errar o alvo, a direção, errar o caminho. Só o Papa é Infalívl, os outros não, por mais que pareçam anjos de luz, não são infalíveis. Nem mesmo um colégio de bispos e cardeais são infalíveis, o Papa é único. No Livro de Dom Fernando Arêas Rifan, o "Magistério Vivo da Igreja...", está tão perfeitamente explicado, acredito que todos os tradicionalistas deveriam ler este Livro antes de continuarem a seguir por um caminho não garantido pela Infalibilidade. Para Santo Irineu a Tradição é também a Sucessão dos Bispos, tendo o Papa como Príncipe de todos: "“Ora, dado que seria demasiado longo… enumerar as sucessões de todas as Igrejas, tomaremos a máxima igreja, muito antiga e conhecida de todos, fundada e construída em Roma pelos dois gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo; mostraremos que a TRADIÇÃO que ela tem, dos mesmos, e a fé que anunciou aos homens, chegaram até nós por SUCESSÕES DE BISPOS”… Portanto, a Tradição é constituída antes de tudo por um organismo Vivo, pessoas Vivas, que desde o princípio continuam a Igreja de Cristo que nunca acabará, mas continuará incólume até a consumação dos tempos. In Iesu." <br />Gerson.<br />Anonymousnoreply@blogger.com